setas1No primeiro post sobre construir um relacionamento com a clientela discutimos alguns pontos importantes como a ideia de criar e manter uma linha de comunicação constante, investir em eventos especiais para apresentar produtos de forma exclusiva e recompensar com prêmios e brindes aqueles clientes fiéis. Neste segundo bloco de dicas vamos conhecer algumas novas possibilidades para melhorar e aumentar o seu relacionamento com o cliente.

– Construa uma via de comunicação dupla

Quando o assunto é relacionamento com o cliente, “ouvir” é tão importante quando “falar”. Use todas os canais e ferramentas disponíveis para garantir que seus clientes possam entrar em contato com você. Pode ser um grupo no Whatsup ou mêsmo um canal aberto de comentários da Fanpage do Facebook, o importe é que os compradores tenham acesso fácil a você e seu negócio. Incentivar a interação também é muito importante faz parte desta ideia de criar vias de mão dupla para conversar com sua clientela. Não tenha medo de pedir feedback, comentários ou sugestões a respeito do seu trabalho, esta é uma forma de garantir que seus clientes se sintam inclusos e parte importante no exercício de construir um atendimento de excelência.

– Melhore seu serviço ao consumidor

Como em qualquer ramo de comércio, a venda direta é passivel de sofrer com alguns problemas. A entrega de produtos errados, descontos que não foram garantidos e brindes que não chegaram fazem parte do dia-a-dia de quem trabalha na área, mas é sempre muito importante garantir que em ocasiões como essa o cliente possa ter seu problema rapidamente resolvido e com o melhor atendimento possível. Uma das formas mais eficientes de se diferenciar dos competidores é tratar de caso assim com toda a atenção, rapidez e cuidado.

Foque na diversidade

Atualmente, muitos dos catálogos oferecidos por grandes marcas possuem sessões especiais para crianças e homens. Um movimento que mostra que o público que compra via catálogo é cada vez mais variado. Este é momento ideal para investir em um programa de relacionamento que atinge todos os públicos e não apenas as mulheres. Que tal convidar mães e filhas para uma apresentação temática dos itens infantis que existem nos catálogos? É sempre importante mostrar que você está preparada para entrar em contato com diferentes tipos de público e que eles são tão importantes para o seu negócio quanto suas compradoras principais.

– Saiba respeitar o espaço

Existe uma imagem um tanto errada a respeito dos vendedores de porta em porta, com frequência estas pessoas são representadas como chatas e inconveniente. Embora esta visão já esteja um tanto diluída dentro do imaginário das pessoas é sempre importante saber quando dar espaço para o seu cliente e quando a insistência passa a ser um incomodo.

A dica é adotar uma politica rígida de horários de visitas, conheça sua clientela e procure adaptar os seus horários a um cronograma comum a todos. Por exemplo, se a maioria das pessoas trabalha durante o dia, tente descobrir se elas estariam dispostas a te receber durante a tarde. Telefonemas devem sempre ser evitados, se não existir espaço para tal, prefira mensagens SMS, via Whatsup ou mesmo e-mail. Fazer visitas na hora do almoço e jantar também é incomodo e não acrescenta nada ao seu negócio, prefira construir um panorama onde sua clientela saiba exatamente quando você visitará. Outro detalhe importante, evite conversar e perguntas sobre a vida pessoal de suas clientes, principalmente se o seu ramo de atuação for a venda de produtos adultos, opte sempre pela discrição, atenção com todas as perguntas e dúvidas da sua compradora com relação ao produto.

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