O emprego fixo com carteira assinada é hoje uma

carteirailusão para milhões de

brasileiros. Quase metade da população urbana do país trabalha sem receber um
salário fixo no final do mês. A revista “Veja”, de 17 de junho deste ano, trouxe
como matéria de capa ”A vida sem patrão”, que afirma: “o exército dos semcarteira cresceu muito e ultrapassou a casa dos 23 milhões de pessoas superando
em 5 milhões o número de pessoas com registro”.
E não está se falando de camelôs, empregados domésticos, pessoas que
fazem bico ou vendedores de bugigangas. Este exército é composto por uma
mão-de-obra qualificada como profissionais liberais (médicos, advogados,
dentistas etc.), publicitários, engenheiros, micro e pequenos empresários e
principalmente de pessoas que atuam no ramo de vendas diretas. Vendedores
profissionais.
A Domus – Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas, acredita
que o setor deva crescer 15% este ano. “A venda direta no Brasil faturou 5 bilhões
e 300 milhões de reais em 2.000. São cerca de 1 milhão e 200 mil pessoas que
sobrevivem através da revenda de produtos pelo sistema de vendas diretas,
movimentando mais de 750 milhões de itens comercializados”, afirma Paulo
Quaglia, presidente da entidade.
Em reportagem veiculada no dia 10 de março deste ano, o “Jornal
Nacional”, da Rede Globo [sociallocker]mostrou que o setor de vendas diretas cresceu três
vezes mais do que toda a economia tradicional brasileira.
Segundo dados da WFDSA – World Federation of Direct Selling Association
– , entidade mundial de vendas diretas, o Brasil é o quinto país no ranking mundial
ficando atrás do Japão, EUA, França e Itália. O mercado total de vendas diretas
no mundo está estimado em 84 bilhões de dólares pela WFDSA.Training
O que é venda direta?
Caracterizada como um sistema de comercialização de bens de consumo e
serviços, realizada através do contato pessoal entre vendedor e comprador, fora
de um estabelecimento comercial fixo, a venda direta atinge hoje dimensões
globais e está presente em todo o mundo, envolvendo os mais variados setores da
economia – de produtos de limpeza a automóveis.
O maior exemplo de empresa mundial neste segmento é a americana Avon,
foi fundada em 1886 por, na época vendedor de livros, David McConnell. Outra
gigante de vendas diretas é, a também americana, Tupperware, a primeira a
promover reuniões nas residências das donas-de-casa.
Esse sistema de comercialização de produtos oferece, além de uma opção
de trabalho, oportunidades de ganhos proporcionais à dedicação, flexibilidade de
horário, formação e treinamento.
Mas se você está pensando que esta atividade é apenas para donas-decasa ou para pessoas que não têm outra alternativa de trabalho está
tremendamente enganado.
Vendedores profissionais[/sociallocker]
Como em qualquer outra atividade a venda direta exige dedicação de quem
atua na área e, principalmente, profissionalismo. É o atendimento personalizado
que garante o sucesso do sistema de vendas diretas. Quem trabalha com venda
direta tem de especializar-se por que o cliente não quer apenas alguém que vá a
sua casa tirar o pedido. É preciso entender de gente, do comportamento humano,
e não apenas do produto que se está vendendo.
Foi isto que a revista “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” (PEGN), da
editora Globo, identificou em sua edição de junho deste ano, com a reportagem
“Na Trilha do Sucesso”.
De acordo com a revista, a grande maioria das pessoas que optam pela
venda direta tropeça nos primeiros seis meses por falta de um estudo preliminar,Training
pois estas pessoas estão pensando em apenas ter um ganho extra em um curto
espaço de tempo. E esta é uma briga para “cachorro grande”.
Na verdade dedicação, força de vontade, planejamento e principalmente o
estudo são as chaves para o sucesso neste ramo. Também é preciso pensar na
pré-venda, ou seja o planejamento da venda e no pós-venda, outro fator
importantíssimo neste ramo de atividade. Todo vendedor que atua em vendas
diretas deve saber cativar o cliente e tê-lo como um amigo e não como uma mero
consumidor de seus produtos.
Vender: arte e ciência
A venda é uma verdadeira ciência e hoje existem no mercado inúmeros
consultores, cursos, treinamentos e entidades educacionais voltadas ao
desenvolvimento desta ciência e das pessoas que atuam com vendas.
Mas, afinal o que é necessário para saber vender?
A resposta não é tão simples como parece e envolve uma série de fatores.
O principal deles é o estudo do ser humano. Segundo o consultor Raul
Candeloro, editor do site www.vendamais.com.br e da revista “Venda Mais”, para tornarse um expert em vendas é necessário, em primeiro lugar, aprender a aprender.
“Vontade de saber, aprender e compreender. Estas são as principais
características para uma pessoa obter sucesso em vendas”, afirma.
O consultor, escritor e colaborador da revista “Vende Brasil”, João Roberto
Gretz explica que todas as pessoas são vendedoras nas circunstâncias mais
diversas. “Estamos sempre vendendo de alguma forma: diante dos clientes, dos
patrões, dos colegas, dos familiares, dos amigos etc.”, exemplifica.
Segundo João Roberto Gretz existem alguns conceitos que devem ser
seguidos à risca e devem ser encarados como os “Dez Mandamentos” de todo
vendedor:

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1 – Bom humor;
2 – Entusiasmo;Training
3 – Comprometimento;
4 – Espírito de equipe;
5 – Participação;
6 – Apresentação pessoal;
7 – Conhecimento;
8 – Chamar o cliente pelo nome, sempre;
9 – Treinamento;
10 – Preparo físico.
Edson Gatto – publicitário & jornalista – edgatto@hoken.com.br
Coordenador de Treinamentos

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