rendaQuando o assunto é vendas, a relação com a clientela faz parte importante do processo de crescimento e desenvolvimentos de uma marca. No mundo moderno as empresas ficaram cada vez maiores, se expandiram em número de funcionários, de localidades e tamanho.

A relação estreita que existia entre o dono do mercado e o cliente foi perdendo-se e atualmente as grandes marcas investem muito tempo, dinheiro e esforço para tentar recuperar ou copiar a relação de proximidade que existia entre vendedores e compradores muitas dezenas de anos atrás. A venda direta é uma das poucas modalidades de comércio que ainda mantêm o contato estreito com a clientela, pois esta é a base e um dos grandes diferenciais deste ramo de atuação.

Mas como garantir que estas relações sejam incentivadas e nutridas no trabalho diário com a venda direta? Neste post em duas partes nós vamos te explicar alguns dos detalhes mais importantes no momento de construir o relacionamento entre cliente e vendedor.

– Comunicação frequente

Sobre este item é importante considerar um detalhe essencial. Qual é frequência com a qual você se comunica com os seus clientes? E neste caso não vale considerar os momentos em que produtos estão sendo oferecidos. A venda direta tem um diferencial importante, o vendedor também é consultor e precisa constantemente oferecer dicas uteis para seus clientes. Considerando isso, com que frequência você entra em contato com seus compradores? Para atingir excelência em resultados e vendas é importante abrir um canal de comunicação de tópicos variados. Variar o tipo e tópico das mensagens e considerar conteúdo relevante é o primeiro passo para uma comunicação de qualidade.

Sobre a frequência, cada ramo de negócios define a frequência ideal para se comunicar com os clientes, mas quando o assunto é venda direta, a dica é investir em comunicação semanal e estar pronta para ocasiões especiais. Lançamentos e promoções podem ser comunicados com exclusividade e de forma rápida, é possível fazê-lo por e-mail e via mídia social, como o Facebook e o Twitter. Quando o foco é compartilhar dicas e meios de usar os produtos, reuniões e visitas mensais ou semanais são ideias.

– Recompensas e prêmios

A lealdade da clientela pode ser conquistada com atenção e programas de recompensa. Essa é uma parte importante e interessante no momento de construir uma relação com sua clientela, todo o tempo, dinheiro e atenção deles dedicado aos seus e-mails, demonstrações e produtos deve ser recompensado com pequenos mimos. Os meios mais eficientes de recompensar sua clientela é atrelar o tamanho do gasto de dinheiro deles com o tamanho do brinde. A ideia funciona garantindo que quanto mais um cliente gaste, maior seja o seu brinde. Esta prática não só incentiva que o cliente compre mais, como garante que ele se sinta satisfeito fazendo isso, além de criar um laço de lealdade e carinho por você e seu trabalho. Sempre que possível, ofereça recompensas pequenas apenas para lembrar sua clientela de você está disponível e pode oferecer um serviço diferenciado.

– Festas e reuniões

Uma das práticas mais antigas dentro do ramo da venda direta são as festas de demonstração e eventos de teste. É neste momento que você poderá entrar em contato com diversos compradores e clientes ao mesmo tempo. Lembre-se de criar um ambiente confortável e de liberdade para que sua clientela possa fazer perguntas, tirar dúvidas e testar produtos. Selecione os seus melhores clientes e foque em oferecer uma experiência de compra exclusiva com todo o seu apoio e conhecimento.

Na segunda parte deste post você encontrará mais dicas de como construir um excelente relacionamento com a sua clientela e ideias para começar a se destacar no meio das vendas diretas.

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