Existe muito material e dicas sobre como ter sucesso no ramo das vendas diretas. E quando se inicia um negócio ou uma empreitada que pode melhorar sua vida é muito importante pesquisar e entender quais são os recursos disponíveis para começar e prosperar.
A venda direta pode ser o caminho para complementar o orçamento, atingir independência financeira e até mesmo iniciar o próprio negócio.
Porém, mesmo com todo o cuidado e atenção, existem alguns erros e problemas muito comuns que afetam diretamente a forma como o seu negócio vai evoluir ou continuar estagnado. Por isto, este artigo separou alguns dos erros mais comuns que as pessoas que começam no sequimento da venda direta para que seja possível identificar o problema, corrigi-lo e aproveitar ao máximo estas oportunidades.
Falta de planejamento
Qualquer empresária sabe muito bem que o valor de um investimento sempre incluí os riscos envolvidos e as possibilidades de o empreendimento dar errado. Outro elemento que deve sempre ser levado em conta é a necessidade de pesquisar, entender o mercado e conhecer o seu público.
Tudo isso parece complexo, porém o levantamento de dados e o cuidado com planejamento não são tarefas extremamente complexas e não exigem nem um tipo de treinamento especial.
Planeje com cuidado e atenção quais são os meios pelos quais você fará crescer o seu negócio. Considere se existe tempo e recursos para realizar as vendas de porta em porta. Será necessário usar um carro? Os custos de transporte devem ser descontados dos lucros, para que o orçamento final seja uma representação realista de quanto você ganhou. Uma opção melhor é fazer reuniões de demonstração em casa? Comece levando em conta os custos com energia e tempo.
Desorganização
Mesmo que a empreitada no ramo das vendas diretas tenha sido pensada como um complemento do orçamento, é importante entender que todo o tempo que você dedica a este negócio precisa ser otimizado com uma boa organização.
Não manter uma lista dos produtos pedidos, dos valores e das encomendas de clientes pode resultar em um verdadeiro desastre. Atraso nas entregas, problemas com pedidos trocados e produtos errados vão fazer com que você perca dinheiro e a confiança do seu cliente. Por isto, é importante manter tabelas e arquivos bem organizados onde será possível controlar o volume de pedidos, o valor total deles, quais clientes pedem cada item. Essa é uma forma de garantir que você tenha uma visão geral sobre a evolução do seu negócio, como estão as vendas e quais as possibilidades de melhorar.
É possível usar o computador para montar estas tabelas, ou mesmo manter os registros em um caderno. O importante é que o material esteja completo e que as informações te permitam entender melhor quais os erros e os acertos que estão acontecendo no seu empreendimento.
Desatenção com a clientela
Conhecer os seus clientes e respeitá-los é essencial para que seu empreendimento seja bem-sucedido. É muito comum que algumas pessoas comecem no ramo de vendas diretas sem saber exatamente quem serão os seus clientes.
É muito importante conhecer a sua área de atuação. Onde estão as pessoas para quem você venderá? Quais são os interesses delas? Existem mais homens ou mulheres na região onde acontecerão as vendas? Não tenha medo de perguntar e fazer pesquisas para conhecer melhor as pessoas do seu bairro.
É possível criar uma série de perguntas simples que poderão criar um panorama mais completo a respeito do que os seus clientes desejam. Idade, gênero e interesses são os três pilares da sua pesquisa. Este cuidado vai garantir que uma relação mais realista e lucrativa seja criada com seu público-alvo.
tenho enterece em saber mais arespeito do rei do catalagos e que tipo de produto é vendido