IMG_1640O ramo de vendas diretas, também conhecidas como venda de porta em porta, é conhecido como um dos meios mais antigos do comércio. Existem registros de comerciantes trabalhando com esta modalidade de negócio desde o século XVIII.

O sucesso desta prática foi tão grande que sobreviveu e cresceu até chegar aos dias hoje. A atividade de venda direta deu origem a grandes empresas do ramo, como a Avon e a Natura. São milhões de profissionais trabalhando no setor e alguns bilhões de reais investidos e lucrados anualmente nos processos. Um negócio tão antigo, com toda a certeza sofre algumas mudanças e passa por aperfeiçoamentos. Estar a par das tendências e entender como o mercado funciona vai ajudar a desenvolver o modelo de negócio e aprimorar a relação entre clientela e vendedores.

Conheça algumas das novas tendências e aprenda como elaborar um plano de ação de marketing e vendas que serão capazes de aumentar a lucratividade e facilitar processos.

– Mídias Sociais e venda online

O facebook é uma das mídias sociais mais acessadas atualmente. São 1, 35 bilhões de usuários no mundo inteiro, cerca de 89 milhões deles estão no Brasil. Este é, sem dúvida, um meio excelente para se comunicar, divulgar uma marca e abrir novas oportunidades de negócio. Com isso em vista, a empresa Facebook, desenvolveu várias ferramentas focadas no desenvolvimento de negócios. Atualmente, é possível montar sua própria loja online dentro da página, além de investir em propaganda para aumentar o número de curtidas na página e por consequência, o número de clientes que se envolve com o seu produto.

Blogs também são uma forma interessante de dar destaque para os itens de catálogo dentro do ambiente online. Este tipo de website é bastante simples de desenvolver e vai facilitar o acesso dos clientes aos produtos. Muitas empresas de grande porte não deixam de investir alguns milhares de dólares anualmente em seus planos de marketing voltados para as mídias sócias. O grande desafio é descobrir exatamente em que mídia a clientela se encontra e qual a linguagem ideal para cativar este público.

– Lucratividade e técnicas clássicas

De acordo com a Associação de Vendas Diretas dos Estados Unidos da América, apenas 6% das mulheres estadunidenses ganham mais de U$ 100,000 por ano. Em reais este valor gira em torno dos 200,000 anuais, são cerca de 16 mil reais por mês. Dentre aquelas que conseguem uma média salarial dentro ou acima deste valor, 80% trabalha com vendas diretas. Esses dados mostram que mesmo dentro de um panorama em que a venda direta já é um modelo de negócio altamente explorado, ainda existe uma grande possibilidade de lucro, principalmente se existir um cuidado com as técnicas de venda e organização.

A ideia de ouro para quem que lucra alto com as vendas diretas é alias as práticas clássicas com as novas tendências. A venda online não substitui a consultoria ao vivo, ou uma reunião de demonstração. A ideia é que ambas as práticas possam encontrar pontos de complementação e apoio mútuos.

– Propaganda boca a boca nos tempos modernos

Estudos comprovam que as pessoas possuem a tendência de adquirir produtos com mais facilidade se existir uma recomendação de alguém conhecido, em quem eles confiam. De acordo com a Nielsen, empresa gêrmanico-americana que desenvolve pesquisas de mercado, 92% dos consumidores confiam na recomendação de conhecidos no momento de comprar algum produto. A McKinsey, companhia especializada em consultoria, adiciona que entre 20 e 50% de todas as decisões de compra tem como base a indicação de alguém confiável.

Quando a assunto é venda direta o relacionamento com o cliente se torna importante, pois ele também indicará e influenciar na decisão de outras pessoas. A nova tendência é utilizar as mídias sociais e canais online para destacar experiências positivas de compradores e assim mobilizar as decisões de compra via indicação.

Acompanhar as tendências de mercado vai facilitar o desenvolvimento do seu negócio e garantir que o tempo e o dinheiro investidos na empreitada tenham valido a pena. Acompanhe mais postagens e aprenda mais dicas e técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *