Esse é um tema que apavora os brasileiros mas que a mídia adora, pois causa interesse e gera audiência para os meios de comunicação.
O que temos que ter em mente, principalmente nós que trabalhamos com vendas, é que o mundo não irá parar por causa de uma crise. Aliás, já passamos por situações bem piores no Brasil e no final tudo passou e as pessoas não pararam de comer, se vestir e se embelezar. A vida continua e na verdade a situação que vivermos é mais política do que econômica e irá passar rápido, segundo os mais experientes especialistas.
Na Verdade, o Brasil continua vivendo a síndrome da crise, para a qual foi arrastado pela recessão econômica e por transtornos na área política. Em nome dela, o desenvolvimento é sucessivamente adiado: aguarda-se, como sempre, que o governo tome a iniciativa de resolver todos os problemas e alavanque o progresso.
Mas não devemos ficar de braços cruzados esperando que alguém resolva por nós. Essa é a grande vantagem de quem trabalha com vendas. Das crises surgem oportunidades e nós vendedores temos condições de buscar caminhos próprios, já que somos independentes e progredir.
Bons vendedores não podem se influenciar pelos comentários paralelos, notícias sensacionalistas e o mau humor de quem é acomodado em nome de seu desenvolvimento. Bons vendedores acreditam sempre e se superam.
Alguns setores, é verdade, estão sofrendo alguma retração. Mas outros continuam crescendo e num país com 200 milhões de habitantes, formado por um povo criativo e trabalhador, iremos superar todas os obstáculos, caso eles cheguem até nós.
Tem um ditado que diz: “se o pessoal está chorando por causa da crise, irei vender lenços”
Quem tem bons produtos em mãos, liberdade de buscar sempre novos clientes e acima de tudo ter otimismo no coração, não tem o que temer.
Por: Carlos Casartelli