portaO negócio da venda direta não é um fenômeno recente, como algumas pessoas podem imaginar. Esta modalidade, que é uma verdadeira tradição, já existe desde o século 19 e começou, provavelmente nos Estados Unidos da América. Na época o vendedor de porta em porta era chamado de Yankee Pedller, o profissional visitava fazendas e casas vendendo itens de utilidade doméstica e perfumaria. Esta era a forma de comércio mais comum, pois na época não era tão simples encontrar lojas ou chegar até elas, principalmente para pessoas que viviam no campo. Por esta razão o Yankee Pedller vendia agulhas, panelas, tesouras, pregos e qualquer outro utensilio indispensável para a vida doméstica ou na fazenda.

Com o passar do tempo, e a popularização das impressoras, os livros passaram a ser mais baratos e também viraram um dos principais itens vendidos de porta em porta, principalmente enciclopédias. Inicialmente, este era um negócio em que a maioria dos envolvidos era homem, pois a tarefa de andar de porta em porta e as tradições da época não permitiam que mulheres se envolvessem no trabalho. Porém, quando um estadunidense, o fundador da Avon, percebeu o grande lucro que a venda direta de perfumes gerava e que a maioria das compradoras eram donas de casa, surgiu a ideia de contatar vendedoras com quem o público-alvo pudesse se identificar e confiar. Atualmente, a maioria das pessoas envolvidas no ramo das vendas diretas são mulheres.

A indústria cresceu e hoje em dia existem mais 300 companhias trabalhando com vendas diretas. As técnicas para entrar em contato com os consumidores ficaram mais elaboradas e focadas em técnicas de marketing. Atualmente, existem meios de vender utilizando festas de demonstração, consultoria, contato via e-mail, em salões de beleza e etc.

Embora as vendas diretas representem apenas 1% da quantidade total de todas as modalidades de comércio, ainda é um negócio que movimenta cerca de 23 bilhões de reais todos os anos, só no Brasil, além das muitas pessoas envolvidas no ramo no mundo todo, são cerca de 6 milhões.

Um dos grandes diferenciais das vendas diretas é o contato mais profundo com o cliente, o atendimento personalizado e a possibilidade de testar o produto. Este detalhes são tão importantes, que algumas lojas do varejo, principalmente aquelas que oferecem produtos de beleza, tentam copiar a mesma experiência criando um ambiente em que os vendedores oferecem consultoria e tem disponíveis amostras e produtos de teste. Porém, apenas isso não torna a venda no varejo parecida com a venda direta para o comprador, pois no caso da venda de porta em porta, a consultora também é dona do negócio, ela sabe que quanto mais vender, maior será seu lucro e seus benefícios. A grande diferença entre varejo e venda direta, no final das contas, é o entusiasmo do vendedor e o envolvimento do com o negócio.

A consultora é o elo entre a marca e o cliente, por isto é tão importante acreditar nos produtos que se está oferecendo e se capaz de socializar com todo o tipo de cliente. Este é um dos ramos que oferecer bastante crescimento se existir comprometimento, organização, vontade de aprender e criatividade.

Marcas conhecidas como Avon e Mary Kay começaram como empresas pequenas, nascidas do empreendedorismo e boas ideias de pessoas comuns, e que atualmente são gigantes do mercado.

O século 21 chegou para oferecer novas possibilidades de aumentar as possibilidades de lucrar com a venda direta. Não tenha medo de criar um blog onde será possível mostrar como usar os produtos do catálogo, faça demonstrações online ou em vídeo. Não deixe de acompanhar as revoluções que estão acontecendo e faça parte da historia de sucesso de empresas que já existem a mais de 100 anos no mercado.

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