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Saber como vender mais é essencial para aumentar a lucratividade do negócio. Mas, se são os clientes que fazem o dinheiro entrar no caixa, então, na verdade o segredo é atrair mais clientes para a empresa, certo?

Acontece que para vender mais você não precisa necessariamente aumentar a sua carteira de clientes, pois este trabalho pode ser feito com a sua base atual de consumidores.

Mas, isso não significa que você não deve se preocupar com a prospecção de clientes, pelo contrário, o que estamos querendo dizer é que sair correndo atrás de novos clientes e fechar contratos não vai fazer com que você venda mais assim como um passe de mágicas. É necessário mais do que isso.

E para ajuda-lo, neste artigo você verá 5 formas de ampliar sua rede de clientes de forma eficiente e dicas de como vender melhor!

5 formas de ampliar sua rede de clientes de forma eficiente

1.   Ofereça seu produto a quem tem interesse

O primeiro passo para aumentar sua rede de clientes de forma eficaz é oferecer os seus produtos a quem realmente se interessa por eles.

Oferecer seus produtos a qualquer público somente para conseguir atrair clientes não é uma forma eficiente de fazer negócios. Pelo contrário, essa prospecção desalinhada não é vantajosa e pode atrapalhar você a encontrar clientes que realmente tenham interesse no seu produto.

Portanto, analise quem é o seu público-alvo e promova estratégias de prospecção diretamente à essas pessoas que de fato comprariam o seu produto.

2.   Melhore seus produtos ou serviços

Parece óbvio falar sobre isso, mas é comum nos esquecermos de que se nosso objetivo é como vender mais devemos sempre buscar aprimorar os produtos ou serviços oferecidos.

Uma maneira de fazer isso é mantendo um canal de comunicação aberto com seus clientes atuais, priorizando as suas necessidades. É interessante questiona-los sobre:

  • O que eles mais valorizam no produto ou serviço que você oferece;
  • O que poderia ser melhorado;
  • O que os encorajaria a comprar mais.

Isso ajudará muito você a manter sua base de clientes e também a conquistar novos, pois pode ser que as necessidades comuns do seu público-alvo não estejam sendo atendidas por completo. Quando você alinhar esse ponto com certeza conseguirá além de finalizar, conquistar novos clientes.

3.   Peça indicações aos clientes atuais

Um dos lemas mais disseminados sobre vendas é que “clientes atuais levam a futuros clientes”. Por consequência, você pode esperar que as indicações aconteçam de forma espontânea.

Ou mesmo, você pode criar uma estratégia de indicações, em que os clientes da sua base indiquem outras pessoas que possam ter interesse no seu produto.

Em troca, você pode oferecer promoções, descontos ou qualquer outro benefício no fechamento de negócio. Isso irá fortalecer também o seu relacionamento com o cliente atual.

4.   Desenvolva relacionamentos

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Talvez nunca se tenha falado tanto sobre a importância de networking para negócios como se tem falado hoje.

Isso serve também para ampliar sua rede de clientes e vender mais. Por isso, a regra é clara: quanto mais pessoas e relacionamentos você conseguir para promover seus produtos, mais vendas o seu negócio terá.

5.   Foque as vendas em clientes atuais

Apesar de ser necessário focar na captação e prospecção de novos clientes para vender mais é necessário saber que mais clientes não significam necessariamente aumento de lucro.

O guru do Marketing, Philip Kotler diz que “conquistar um cliente pode custar de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Por isso, lembre-se que fidelizando os seus clientes atuais e mantendo-os satisfeitos eles se tornarão divulgadores da sua marca e você não precisará aplicar muitos recursos e esforços para conseguir novos clientes, isso acontecerá de forma orgânica.

Por fim, entenda que não há segredos sobre como vender mais, o seu objetivo deve ser sempre fidelizar os clientes atuais, criar bons relacionamentos e oferecer o melhor serviço que puder. Com isso a sua rede de clientes se ampliará de forma gradual.

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