Primeiramente é preciso ter muita persistência e força de vontade se você tem vontade de abrir uma distribuidora; Independentemente se for uma distribuidora de catálogos ou em qualquer outro ramo.
Ser um microempresário não é mamão com açúcar. É preciso ter um planejamento e sem sombra de dúvidas muita paciência, pois qualquer empreendimento não se torna um grande negócio de uma hora para outra, leva tempo.
O primeiro passo é encontrar uma possibilidade de negócio. Partindo desse princípio, muitas revendedoras de catálogos arriscam abrir sua própria distribuidora de catálogos. Isso para conseguir aumentar sua renda e ter mais estabilidade.
Agora falando da parte burocrática, é necessário ter mais de 18 anos e analisar atentamente se o projeto é interessante para investir. Analisar se tem receita para manter a empresa até que ela comece a se sustentar sozinha.
Outro ponto muito importante é fazer um Plano de Negócios, que nada mais é que planejar e colocar em ordem as suas ideias. Isso para que as ideias tenham a possibilidade de vir a ser uma realidade rentável. Isso deve ser feito com muita atenção aos detalhes. Isso porque é com esse plano que você vai conseguir ver os riscos que está correndo. Ver perfil dos concorrentes, tendência de mercado e até vai te auxiliar a analisar quanto deve investir e como deve ser a estrutura da empresa.
Legalizar a empresa é super essencial. E como já é de se esperar você vai precisar de auxilio jurídico e contábil, também vai ter que fazer coisas necessárias, como por exemplo, descrever o setor da sua empresa – se for uma distribuidora de catálogos, entra no ramo de serviços.
Algumas consultas precisam ser feitas: consulta comercial junto à prefeitura de sua cidade para descobrir se o local que escolheu está disponível; à secretaria de meio ambiente; à vigilância sanitária; ao corpo de bombeiros; aos conselhos de classes regionais sobre registro. Também é extremamente importante consultar CPF dos sócios, o certificado de contador no Conselho Regional de Contabilidade e o nome da empresa na Junta Comercial.
Depois disso tudo feito é hora de criar um contrato social, registrar esse contrato na Junta Comercial e obter o NIRE (Número de Identificação do Registro da Empresa).
O CNAE (código fiscal) deve ser definido, o CNPJ precisa ser registrado e o alvará, solicitado. E para isso, você vai precisar do formulário próprio da prefeitura, a consulta prévia aprovada do endereço, a cópia do CNPJ, cópia do contrato social e o laudo dos órgãos de vistoria. A inscrição estadual deve ser solicitada junto à Secretaria Estadual da Fazenda do seu estado, e ela é necessária para a inscrição do ICMS e para emissão de notas fiscais. A autenticação dos livros fiscais deve ser feita na prefeitura de cada cidade. Outros itens para analisar: capital de giro, faturamento, custos variáveis, investimentos fixos, custos fixos, preço de venda, lucro operacional e demonstrativo de resultados.
A parte burocrática é quase igual em todos os estados. Se você consultar oSEBRAE da sua cidade, vai conseguir informações mais aprofundadas do assunto, e também uma ajuda profissional.
POSTS RELACIONADOS:
– Como abrir uma distribuidora de venda direta (lado do planejamento)
– Pare de vender e comece a construir relacionamentos
– Como vender melhor
– O que é varejo Omnichannel?
– Como empreender
Quero ser distribuidor de catálogos
Favor entrar em CADASTRO e ja começar a vendar…..
Boa tarde estou querendo abrir uma distribuidora só com catálogos.
No meu bairro um escritório.
Devo começar por onde fui no sebrae. E mandou abrir como mei.
Olá, gostaria de ter uma distribuidora de catálogos, como faço para trabalhar, quais são as exigências. Aguardo a resposta pelo watts; (87)9123-2558
Muito obrigado ☺
Ola , gostaria de ser uma distribuidora .
ja trabalho com catalagos .
ola ja trabalho como distribuidora de catalogo da casa shop mais gostaria de trabalhar com mais opções de catalogos como eu faço , e como vcs podem me ajudar
Como posso abril uma franquia aqui na minha cidade?
Boa tarde, Viviane! Agradecemos o seu interesse de trabalhar com a nossa marca, mas no momento não trabalhamos com franquias.
Gostaria de abrir uma franquia de catálogos, pois adoro esse trabalho. Principalmente os catálogos que não tem aqui como; viablumenau/jóia rara/etc… Espero notícias boas.
Olá, Maria! Obrigada pelo seu contato. Ficamos felizes com seu interesse em abrir uma franquia da nossa marca, mas no momento, não trabalhamos com a abertura de franquias.