O sucesso da venda porta-a-porta é atribuído por especialistas a diversos fatores, como a afinidade com a cultura de relacionamento e o subemprego
Autor: Sebrae Nacional
O Brasil é o quinto mercado mundial em vendas diretas, atrás do Japão, Estados Unidos, Alemanha e Itália. 80% dos negócios realizados porta-a-porta são dominados pelo setor de cosméticos e artigos de perfumaria. Veja algumas outras características do mercado brasileiro:
Relacionamento pessoal
O consumidor brasileiro aceita bem a venda direta, pois envolve relacionamento pessoal. O grande atrativo do mercado brasileiro é essa cultura favorável ao porta-a-porta por meio de pessoas conhecidas.
Experimentação antes da compra
Com amostras do(a) vendedor(a), o consumidor pode ter contato com o produto. Isto é particularmente importante na escolha de produtos que entrem em contato com a pele do consumidor, como perfumes e cremes, o que lhe assegura a escolha de algo de seu agrado.
Cadastro dos clientes
As rotinas de visitas são feitas com base nas informações dos clientes, contidas no cadastro. Para evitar que haja duplicidades de registros, recomenda-se montar o cadastro em fichas e ordem alfabética, contendo informações básicas de cada cliente, como nome, endereço, telefone, data de aniversário, nível de instrução, estado civil, profissão, produtos adquiridos na última compra, etc.
Outro quadro
O sucesso da venda porta-a-porta no Brasil, inaugurado há 43 anos pela Avon, é atribuído por especialistas a diversos fatores, que vão desde a afinidade com a cultura de relacionamento até o subemprego, que obriga donas-de-casa a complementarem a renda familiar.
Um dos maiores desafios às empresas é manter a rede de revendedoras ativa, já que elas são remuneradas por comissão. Outro problema pode ser a entrega dos produtos, que muitas vezes, devido à quantidade e ao peso, não pode ser feita pelo próprio revendedor.