Nós que trabalhamos com venda direta sabemos como ninguém a importância do relacionamento constante com o maior número possível de pessoas.
Manter contatos e fortalecer o networking é primordial para a sobrevivência dos negócios.
Mas na verdade como fazer esse trabalho de forma correta, elegante e discreto?
A princípio pode parecer um preciosismo, mas no mundo dos negócios e da venda direta, todas as ações de relacionamento devem ser planejadas e não realizadas sem critérios e de forma empírica.
Para quem quer ter sucesso com seus relacionamentos, deve seguir algumas etapas básicas e fazer de seu negócio em venda direta um sucesso.
Comece pela própria relação de seus contatos, o networking propriamente dito e inicia a arquitetura de uma rede de contatos. Para quem atua com Venda Direta é de grande importância o fator pessoal, além da afinidade e desenvoltura na comunicação e saber gerar amizades para solidificar um relacionamento consistente.
Faça uma apuração detalhada dos contatos e eles podem surgir a qualquer instante. Se for a algum evento, como uma reunião de venda direta, festa, encontro entre amigos, ou outras ocasiões pense também na oportunidade que terá de estreitar contatos. Caso tenham pessoas que irá encontrar pela primeira vez veja na internet se existe algo sobre elas. Facebook, LinkedIn por exemplo você poderá ter uma preliminar e isso dará motivo de aproximação e conversa. No caso de já conhecidos, imagine como abordar sobre as boas novidades. Esqueça as coisas ruins, como mortes de pessoas, crise, política. As pessoas gostam de boas notícias e alto astral. A venda direta é movida a entusiasmo.
Mostre-se disposto a ser solidário, independente do assunto. As pessoas admiram uma iniciativa positiva de ajuda e apoio. Abra a guarda e mostre que relacionamento é duplo, tem duas vias para as pessoas que compartilham experiências.
Não abuse de suas histórias e pense que o interlocutor também tem as dele. Ouça e de valor ao que ouve. Você pode aprender muito também, pois em venda direta sempre tem algo novo surgindo.
Na oportunidade de expressar seus pontos de vista, aborde temas que tenha total conhecimento na área de venda direta e com segurança no que diz, evitando ser contestado. Fale com paixão comedida sobre a venda direta e torne a conversa agradável. Diálogo não é disputa e ninguém entra num assunto para ganhar ou perder e sim compartilhar conhecimentos.
Assim como em venda direta existe o pós-venda, em network também existe o pós contato. Mantenha a palavra e cumpra o que prometeu, desde que sejam pequenos detalhes. Combinou de passar uma referência, passe assim que possível e agradeça o contato. Isso facilitará uma reaproximação e sua lista de contatos não ficará apenas no papel. Pense nisso.