Além da primeira impressão

business_men_shaking_hands-e1296983232419

Um pequeno detalhe, mas que pode influenciar e muito em seu desempenho com vendas, é a sua apresentação. Aquela primeira impressão, o olho no olho e a sua abordagem com o cliente.

Geralmente, o primeiro contato é físico, pessoal, presencial e portanto, a postura é fundamental, pois esses primeiros contatos ocorrem a toda hora e sempre surge uma nova apresentação para se fazer e conquistar mais um cliente para a sua atividade.

Esse momento único pode ocorrer com apenas um contato e também com vários ao mesmo tempo. Isso já aconteceu com você?

A primeira recomendação é que você se sinta bem fisicamente ao demonstrar que está com disposição e bem apresentada. Por outro lado, se você estiver mal vestida ou com aspecto cansado ou desanimada, irá gerar desconfiança às pessoas que irá se apresentar.

O segundo passo para causar uma boa primeira impressão é enviar sinais claros para a outra pessoa, de que você está confiante e segura daquilo que irá dizer. Para conseguir fazê-lo é necessário que treine antes, treine ao espelho ou em frente a um colega da sua equipe. Preparação é a chave. Treine para valer.

O aperto de mão é outro passo fundamental. Não o faça com demasiada força, mas também não o aperte de forma relaxada demais. Seja firme e transmita confiança, olhando nos olhos da outra pessoa.

Parecem detalhes óbvios, mas as vezes acontecem sem que você perceba. Começar bem um novo contato é fundamental para a sequência de suas vendas.

Faça uma lista de coisas importantes para levar com você. Crie seu kit básico e pessoal de vendas, com os catálogos, amostras de produtos, folhetos seu celular para usar como agenda, se preferir um caderninho ainda é válido, brindes (se possível, pois isso faz uma enorme diferença) e muita garra e otimismo.

Por fim, a pontualidade. Se quiser estragar o seu primeiro encontro, a melhor forma de o fazer é chegando atrasada. Para evitar esse problema, cumpra uma regra muito simples: chegue 15 minutos antes desse encontro. Dessa forma, evitará as desculpas habituais como “não sabia o caminho” ou “estava muito trânsito”. Normalmente, os 15 minutos evitam esse género de situações.

E você, que hábitos costuma ter para causar uma boa primeira impressão?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *