Para ter um bom resultado com venda direta, é extremamente importante ter um planejamento do seu dia de trabalho. Você precisa conhecer bem o perfil do seu cliente e saber o que ele tem costume de consumir. Mas principalmente, onde o encontrar e o que fazer para conseguir chamar sua atenção.

O Brasil é o 5º mercado mundial em venda direta, atrás apenas do Japão, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Um dado interessante sobre venda direta é que a maioria (80%) dos negócios realizados porta a porta são feitos pelo setor de cosméticos e de perfumaria.

Características do mercado de venda direta no Brasil:

Relacionamento pessoal

O consumidor brasileiro gosta muito da venda direta, pois envolve relacionamento pessoal. É isso que chama atenção do mercado brasileiro, essa aceitação ao porta a porta por meio de pessoas conhecidas. O cliente compra os produtos com uma pessoa que já conhece e por isso sabe que pode confiar no(a) revendedor(a).

Amostragem

Com amostras apresentadas pelo(a) revendedor(a), o consumidor pode ter contato com o produto, sentir o cheiro, a textura, a durabilidade…
E como é de se esperar… Isso é super importante para o cliente na hora de escolher os produtos, principalmente aqueles que entram em contato com a pele. Essa experimentação deixa o cliente seguro para comprar algo que tem certeza que vai gostar, pois já fez um “test drive” do produto.

Cadastro dos clientes

As práticas de visitas são feitas com base nas informações de cada cliente contidas no cadastro. Aquele que você preenche cada vez que consegue conquistar um cliente novo. Para evitar que haja registros duplicados, recomendamos que você monte o cadastro com fichas e em ordem alfabética. Assim fica até mais fácil de você encontrar cada cadastro sem perder tempo. As informações que você vai colocar em cada ficha são informações básicas. Por exemplo: nome, endereço, telefone, profissão, produtos adquiridos na última compra, data de aniversário, entre outras coisas que você pode vir a achar relevante.
Falando em data de aniversário… Seria interessante você ter um calendário com os aniversários de suas clientes – e a cada cliente nova que você conquista você a coloca no calendário. Assim, você pode mandar uma mensagem desejando felicidades e pode até dar um desconto por ser aniversário dessa pessoa, ela vai adorar.

Por fim…

Especialistas dizem que o sucesso da venda direta no Brasil se dá por vários motivos, que vão desde a afinidade com a cultura de relacionamento, até o subemprego – que faz com que as donas de casa tenham que complementar a renda familiar.

Um dos grandes desafios das empresas é manter a rede de revendedoras ativa, já que a remuneração delas é feita por comissão, ou seja, se ela não vender não vai ganhar nada. Outro problema é a entrega dos produtos, que muitas vezes, devido à quantidade e ao peso, não pode ser feita pelo próprio revendedor.

Agora vá se aproximar dos seus clientes e conquistar seus corações com seu atendimento. Esta é uma das coisas que vai fazer com que ele se fidelize e só compre com você… Mesmo que a concorrência tenha um preço melhor.

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