Pare agora de vender! Não é piadinha, tá certo mesmo. As técnicas de vendas que você usa e que já aprendeu, podem estar antiquadas.
Hoje em dia é preciso parar as vendas e começar a construir relacionamentos com suas clientes e com isso alcançar o tão sonhado sucesso nas vendas.

Pontos a seguir para construir relacionamentos:

– Pare de vender e comece a conversar
Não chegue mostrando o que você vende. Pois todo santo dia seus potenciais clientes são abordados por pessoas oferecendo produtos, mas tudo que o cliente quer é se livrar dessa pessoa que não o deixa em paz.
Faça o seguinte: descubra um problema que o cliente tem e dê a solução, que no caso, é o seu produto. Assim, o cliente te valoriza mais pois sabe que você presta atenção nas necessidades dele.

– Todo mundo gosta de comprar…
…mas ninguém gosta de vendedores chatos! Ninguém quer aquele vendedor que fica empurrando um produto goela abaixo, ainda que esteja precisando dele. A venda flui muito melhor quando você ouve o que o cliente quer e procura a melhor solução para o problema do cliente.

– Argumentação afiada
Boa parte das vendas são perdidas no começo do relacionamento com o cliente. Isso porque o vendedor tenta convencer o cliente a comprar tal produtos usando argumentos manjados e que ninguém mais gosta/aceita. O melhor mesmo é criar um laço de confiança e tentar realmente ajudar o cliente, e não jogar vários produtos no colo dele. Entenda o que de fato ele quer e ofereça isso pra ele.

– Não pressione, sério
É super normal vendedores colocar pressão na hora da venda, tipo aquela vendedora que quando você entra na loja ela não sai do seu pé mesmo depois de você ter dito que não precisa dela ali colada. Esse tipo de coisa é chato, o cliente se sente sufocado. O interessante é você dar espaço para ele decidir o que quer, e se quer, não fique bravo se ele não comprou nada hoje, ao invés disso, marque um encontro pra daqui 1 semana pra mostrar novidades.

– “nãos” dos clientes
Clientes usam muitos “nãos” mas no fundo, o que eles significam? Por exemplo: o cliente quer muito um produto, mas continua falando “não posso levar agora” ou “não cabe no meu bolso”. Muitas vezes você consegue resolver o problema, por exemplo tendo a opção de parcelamento, nesse caso. Tente sempre achar uma solução para os “nãos”.

–  Coloque o cliente em 1º lugar
E não o seu produto! Procure saber os problemas que o cliente tem e que quer resolver. Depois disso você apresenta o seu produto e como ele pode ser vantajoso para resolver o problema do cliente. Dessa forma, você vai ser um bom vendedor com clientes satisfeitos, e não um vendedor chato.

Temos que olhar para o cliente não como uma única venda, mas sim como uma pessoa que pode gerar muitas vendas. E para gerar muitas vendas é preciso relacionar, e criar um vínculo com o cliente, mas principalmente, prestar atenção nos desejos dele. É extremamente necessário construir relacionamentos!

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