Os clientes valorizam muito o atendimento, e no fim pode significar fechar ou não uma venda dependendo apenas de você. E pra quem trabalha vendendo por catálogos não é diferente. É preciso conquistar os clientes não só com um produto bom, mas também e principalmente com o atendimento. Assim, ele vai se fidelizar e ainda que você passe a vender outras coisas ele vai comprar com você.

Vamos dar algumas dicas de pontos em que você deve trabalhar para atender melhor seus clientes, seja você uma revendedora por catálogos ou de qualquer outra área!

1 – Recepção que conquiste

Recepcione os clientes sempre com um sorriso no rosto, não precisa ser um sorriso forçado se estiver em um dia ruim, apenas seja simpática e não fique com a cara fechada. Assim os clientes vão simpatizar mais com você, e claro, dar mais abertura para fazer a venda!

2 – Tenha boa vontade

Esse é um ponto importantíssimo, seja gentil e tenha boa vontade! Não importa se a pessoa está interessada em comprar apenas uma coisinha pequena. Trate ela bem e seja gentil! Caso contrario a pessoa vai perceber que você não se interessa tanto e provavelmente não comprará mais com você!

3 – Seja atenciosa

Seja atenciosa com seus clientes! Muitos deles já chegam falando “Eu quero o creme tal, o perfume tal e o lápis tal, pronto, só isso!”. Já estão decididos sobre o que querem, mas outros não fazem muita ideia, e chegam: “quero ver todos os catálogos“. Dê atenção a eles e vá guiando para tentar entender melhor quais produtos são interessantes para esses clientes.

4 – Cuidado com a rapidez

Muitas vezes tentando atender o cliente o mais rápido possível você pode passar a impressão de querer se livrar dele logo, o que em alguns casos pode ser verdade. Mas não deixe o cliente perceber! Equilibre sempre a rapidez com a atenção, pois se não, o cliente não vai gostar do atendimento.

5 – Dê espaço

Deixe o cliente escolher os produtos em paz, não fique enchendo o saco. Dê espaço para que ele escolha o que quer comprar! Se ficar muito no pé dele pode dar a impressão do ponto anterior, que quer se livrar dele logo, aí nesse caso pode ser que ele simplesmente vá embora sem comprar nada, e não é o que queremos, né?!

6 – Linguagem

Use uma linguagem simples para explicar sobre as vantagens ou outros pontos dos produtos. Só use termos mais técnicos se o cliente entender sobre o assunto, caso contrário mantenha a conversa usando palavras que todos vão entender.

7 – Não dê ordens

Não dê ordens para não parecer a chata mandona. Apenas direcione o cliente para o que ele deve fazer. Por exemplo: se quer que ele preencha um cadastro, não fale “preenche isso aqui”, ao invés disso, diga “Fulano, você pode por favor preencher esse cadastro?”. Vê a diferença?

8 – Preste atenção nas reclamações

Preste muita atenção nas reclamações que seus clientes fazem, pois elas podem fazer você melhorar muito ou até mesmo encontrar oportunidades de negócio. E sempre que um cliente fizer uma reclamação não retruque com “não, isso não é assim”, ao invés disso, guarde o comentário e analise depois para ver se faz sentido. Porque afinal, todos queremos estar certos e é difícil ouvir críticas, mas muitas delas podem ser construtivas, então não as descarte.

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